• (31) 3031-2330
  • arraes@arraeseditores.com.br
Digite o que você procura

123

A Responsabilidade Civil por Dano Moral e seu Carater Desestimulador

Dê Sua Opinião Sobre o Produto

Autor: Rodrigo Pereira Ribeiro de Oliveira

ISBN: 978-85-62741-74-6

Edição:

Ano: 2012

Número de páginas: 124

Tipo de acabamento: Brochura

Formato: 16 x 23

Disponível: Em estoque

Selo conselho

Preço

de R$64,00

por R$38,00

Cálculo de frete

 

Detalhes

O presente estudo visa analisar a importância de se proceder a uma mudança de foco na responsabilidade civil por dano moral, deixando de analisar tão somente a figura da vítima e passando a ter olhos também para a conduta do ofensor. Assim, procurar-se-á adotar o caráter desestimulador nas indenizações impostas, objetivando a devida conscientização do agressor de que aquela conduta perpetrada é reprovada pelo ordenamento jurídico, de tal sorte que não volte a reincidir no ilícito. No primeiro capítulo, será ressaltada a importância do reconhecimento expresso no Código Civil de 2002 da figura do dano moral, apesar do anterior acolhimento por parte da Constituição Federal de 1988, bem como o seu conceito e espécies, demonstrando diferentes entendimentos na doutrina pátria. Em seguida, demonstraremos a evolução histórica do dano moral desde o Código de Hamurabi até os tempos atuais e, posteriormente, será discutida a importância do princípio da dignidade da pessoa humana como fundamento do Estado Democrático de Direito, colocando o homem como centro de toda a organização política e do próprio Direito.

No segundo capítulo, faremos um estudo a respeito do instituto dos punitive damages, também denominados exemplary damages, discorrendo sobre a parte conceitual e doutrinária, bem como uma abordagem elucidativa acerca do emprego desse instituto em vários países do sistema common law e também de origens romano-germânica. No terceiro capítulo, será objeto de estudo a responsabilidade civil por dano moral, demonstrando não somente a sua tradicional função reparatória/ compensatória, mas também o caráter desestimulador/preventivo, juntamente com o entendimento doutrinário e jurisprudencial sobre o assunto. Em seguida, analisaremos a devida adequação do caráter desestimulador no sistema brasileiro, destacando, inclusive, distinções entre os punitive damages aplicados no Direito norte-americano e a função de desestímulo a ser proposta no Brasil. Não podemos deixar de dar um enfoque econômico no presente trabalho, tendo em vista a grande importância de tal disciplina para o Direito, mormente na responsabilidade civil. Demonstraremos a importância das verbas indenizatórias com caráter desestimulador não serem destinadas às vítimas, mas, sim, em favor de estabelecimento de beneficência, fazendo-se um paralelo com o já disposto no parágrafo único, do art. 883 do Código Civil e no art. 13 da Lei da Ação Civil Pública, evitando-se a alegação de enriquecimento indevido da vítima, bem como um possível surgimento da “indústria do dano moral”. Por fim, esperamos que o presente trabalho possa contribuir para uma necessária reflexão sobre o assunto, possibilitando, assim, um devido avanço da responsabilidade civil por dano moral no País.   

Queremos saber sua opinião

Produto: A Responsabilidade Civil por Dano Moral e seu Carater Desestimulador

Como você avalia este produto? *

  1 estrela 2 estrelas 3 estrelas 4 estrelas 5 estrelas
Qualidade

Informação Adicional

Subtítulo Não
ISBN 978-85-62741-74-6
Autor Rodrigo Pereira Ribeiro de Oliveira
Edição
Ano 2012
Número de páginas 124
Tipo de acabamento Brochura

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

Mind