• (31) 3031-2330
  • arraes@arraeseditores.com.br
Digite o que você procura

123

A Supremacia da Constituição

Reforma e Controle no Direito Comparado

Dê Sua Opinião Sobre o Produto

Autor: José Luiz Quadros de Magalhães (Organizador)

ISBN: 978-85-62741-13-5

Edição:

Ano: 2011

Número de páginas: 176

Tipo de acabamento: Brochura

Formato: 16 x 23

Disponível: Em estoque

Selo conselho

Preço

R$69,00

Cálculo de frete

 

Detalhes

Neste livro foi realizado um estudo sobre a reforma e o controle de constitucionalidade no direito comparado. Esses dois mecanismos são fundamentais para a efetiva supremacia constitucional. A Constituição como instrumento de segurança e estabilidade necessita de eficazes mecanismos de controle de constitucionalidade, evitando que a existência de leis, atos e interpretações inconstitucionais comprometam a segurança jurídica e o respeito aos direitos fundamentais e ao jogo democrático. O estudo comparado realizado mostra a existência de diversos mecanismos de controle com grau de efetividade diferenciado.


Outro aspecto fundamental para o respeito e permanência da Constituição como norma suprema do ordenamento jurídico são os dispositivos de reforma constitucional.
A Constituição é uma norma superior com pretensão de permanência e para isso necessita se atualizar. A possibilidade de mudança do texto se soma às mutações constitucionais. Entretanto, essa mudança do texto, seja por meio de emendas supressivas, aditivas ou modificativas, seja por meio de revisão ou ainda por meio de mutações interpretativas, não pode ser tão ampla a ponto de enfraquecer a Constituição, nem tão rígida a ponto de envelhecê-la precocemente. O estudo comparado dos procedimentos de reforma da Constituição nos oferece uma perspectiva ampla dos desafios em busca de um ponto de equilíbrio entre mudança e permanência, entre democracia e segurança.

Queremos saber sua opinião

Produto: A Supremacia da Constituição

Como você avalia este produto? *

  1 estrela 2 estrelas 3 estrelas 4 estrelas 5 estrelas
Qualidade

Informação Adicional

Subtítulo Reforma e Controle no Direito Comparado
ISBN 978-85-62741-13-5
Autor José Luiz Quadros de Magalhães (Organizador)
Edição
Ano 2011
Número de páginas 176
Tipo de acabamento Brochura

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

Mind