• (31) 3031-2330
  • arraes@arraeseditores.com.br
Digite o que você procura

123

Arendt e Schmitt

Diálogos Sobre a Política

Dê Sua Opinião Sobre o Produto

Autor: Felipe Daniel Amorim Machado

ISBN: 978-85-62741-84-5

Edição:

Ano: 2012

Número de páginas: 251

Tipo de acabamento: Brochura

Formato: 16x23

Disponível: Em estoque


Preço

R$73,00

Cálculo de frete

 

Detalhes

É um livro que incita o leitor a (re)construir conceitos de teoria política e filosofia jurídica. A obra, dividida em três partes, apresenta inicialmente uma análise da obra do autor alemão Carl Schmitt com um recorte entre o ano de 1920 até meados da década de 30. Nela se trabalha o conceito do político, o desenvolvimento do decisionismo com a influência do institucionalismo, a tensão entre norma e exceção, a relação entre o jurídico e o político, o jurídico e o Estado, bem como os conceitos schmittianos de constituição e liberdade. Na sequência, o livro, em sua segunda parte, aborda as reflexões da também germânica Hannah Arendt, buscando sempre uma simetria de temas em relação àqueles abordados por Carl Schmitt.

Em relação a Arendt, de especial, tem-se a discussão acerca dos conceitos de obra, trabalho e ação, sobre o conceito da política e seu diagnóstico da época. Também não se olvidou da abordagem de temas centrais do pensamento arendtiano como a ação e liberdade, poder, autoridade e violência, constituição e revolução, e a experiência do totalitarismo. Por fim, já em parte final, o livro confronta o pensamento dos dois jus-filósofos, apontando seus pontos de aproximação e distanciamento. Tanto Schmitt quanto Arendt são críticos do liberalismo, do tecnicismo, bem como da redução da política à mera administração ou gestão pública de interesses privados, além de apresentarem certa preocupação com a autonomia e dignidade da política e do político, especialmente em face do econômico. Porém, as similitudes cessam por aqui. Os autores são diametralmente opostos em suas concepções de mundo, partindo de concepções antagônicas acerca da política e do político, conceitos estes que moldarão toda a construção teórica de cada um. Enquanto Schmitt, jurista autoritário e admirador do fascismo italiano, parte da tensa distinção entre amigo e inimigo, Arendt, a republicana por vezes elitista, parte da ação política como ação concertada entre iguais na sua pluralidade. As conclusões a que se chegou estão expressas nas considerações finais da obra, convidando-se, desde já, o leitor ao diálogo que elas proprocionam.

Queremos saber sua opinião

Produto: Arendt e Schmitt

Como você avalia este produto? *

  1 estrela 2 estrelas 3 estrelas 4 estrelas 5 estrelas
Qualidade

Informação Adicional

Subtítulo Diálogos Sobre a Política
ISBN 978-85-62741-84-5
Autor Felipe Daniel Amorim Machado
Edição
Ano 2012
Número de páginas 251
Tipo de acabamento Brochura

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

Mind