• (31) 3031-2330
  • arraes@arraeseditores.com.br
Digite o que você procura

123

Estado de Exceção e Pluralismo Político

Schimitt, Agamben e Arendt

Dê Sua Opinião Sobre o Produto

Autor: Milton Carlos Rocha Mattedi

ISBN: 978-85-82380-08-6

Edição:

Ano: 2013

Número de páginas: 128

Tipo de acabamento: Brochura

Formato: 16 x 23

Disponível: Em estoque

Selo conselho

Preço

R$51,00

Cálculo de frete

 

Detalhes

A estrutura estatal no mundo moderno sofre constantes mutações em sua formação a fim de adequar-se à evolução da sociedade. O poder soberano, e em particular nas sociedades democráticas, sofre com o paradigma da sua legitimidade. A atuação do político não mais reflete os anseios da coletividade. O Estado moderno, ocultando-se em ideologias de massa, invade cada vez mais a esfera do indivíduo para a suposta proteção do próprio indivíduo e do Estado. Ocorre a usurpação do poder soberano para a satisfação de interesses pessoais. Busca-se a proteção dos direitos do indivíduo retirando dele seus próprios direitos. Cada vez mais, situações excepcionais tornam-se regra. Cria-se um estado de exceção permanente, onde em prol da lei a mesma é violada. Tal movimento não se restringe a ditaduras e Estados semelhantes, mas invade os Estados democráticos atuais, inclusive o Estado brasileiro. O estado de exceção é algo muito an¬tigo, tendo raízes ainda decorrentes do direito romano.

Contudo, seu estudo mais aprofundado surge com o nascimento das ditaduras e dos Estados totalitários no início do século XX. Os horrores vistos na sociedade nazista e em outras ditaduras em países africanos são pontos notórios do estado de exceção. Entretanto, tal fato não se limita a esses exemplos e irradia-se a todos os aspectos da sociedade, inclusive acobertados por ideologias de controle de massa. A força da economia transpassa seu campo de atuação e influencia de forma decisiva a atuação política estatal. O interesse social desfaz-se em detrimento das exigências econômicas. Em contrapartida, surgem movimentos de resistência à invasão estatal nas esferas individuais dos seus integrantes e o respeito aos direitos estabelecidos e a lei vigente. A redescoberta do político e o respeito ao pluralismo tornam-se essenciais para a proteção e o desenvolvimento da sociedade como um todo.

Queremos saber sua opinião

Produto: Estado de Exceção e Pluralismo Político

Como você avalia este produto? *

  1 estrela 2 estrelas 3 estrelas 4 estrelas 5 estrelas
Qualidade

Informação Adicional

Subtítulo Schimitt, Agamben e Arendt
ISBN 978-85-82380-08-6
Autor Milton Carlos Rocha Mattedi
Edição
Ano 2013
Número de páginas 128
Tipo de acabamento Brochura

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

Mind