• (31) 3031-2330
  • arraes@arraeseditores.com.br
Digite o que você procura

Injusto Penal

A Relação entre o Tipo e a Ilicitude

Dê Sua Opinião Sobre o Produto

Autor: Luciano Santos Lopes

ISBN: 978-85-62741-77-7

Edição:

Ano: 2012

Número de páginas: 225

Tipo de acabamento: Brochura

Formato: 16 x 23

Disponível: Esgotado

Selo conselho

Preço

de R$94,00

por R$77,08

Cálculo de frete

 

Detalhes

A obra tem como objetivo demonstrar em que termos se estrutura a relação entre o tipo legal e a ilicitude. Inicialmente, conceitua-se o injusto penal, analisando seus elementos. Quer-se demonstrar a centralidade do conceito de ilicitude, posto que a figura típica já foi negativamente valorada ao ser legislada. Como consequência desse estudo, e após rechaçar a utilização do tipo meramente indiciário, adota-se a teoria da ratio essendi. Mais especificamente, a escolha recai sobre a vertente do tipo total do injusto. Posteriormente, em uma segunda parte do trabalho, pretende-se demonstrar que essa teoria aqui adotada tem aplicabilidade prática. Assim, uma abordagem especial é feita para explicar como o tipo total do injusto resolve o problema do erro quanto aos pressupostos fáticos de uma causa de justificação.

Conclui-se que o dolo deve abranger a ausência de causas de justificação, fazendo com que tal erro cause atipicidade de uma conduta (elementos negativos do tipo). Igualmente, são analisadas as repercussões da referida teoria nos momentos de elaboração legislativa da incriminação e de julgamentos pelo poder judiciário (principalmente nas questões ligadas ao ônus da prova e à utilização dos princípios constitucionais). A conclusão a que se chega nesse trabalho é a seguinte: a adoção da teoria do tipo total do injusto, além de ser dogmaticamente aconselhável, é capaz de fundamentar uma concepção de intervenção punitiva garantista e orientada à tutela de bens jurídicos. Certo é que a ilicitude somente tem razão de ser na esfera penal porque existe o tipo legal a descrever a proibição da conduta que ofende bem jurídico.

Queremos saber sua opinião

Produto: Injusto Penal

Como você avalia este produto? *

  1 estrela 2 estrelas 3 estrelas 4 estrelas 5 estrelas
Qualidade

Informação Adicional

Subtítulo A Relação entre o Tipo e a Ilicitude
ISBN 978-85-62741-77-7
Autor Luciano Santos Lopes
Edição
Ano 2012
Número de páginas 225
Tipo de acabamento Brochura

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

Mind