• (31) 3031-2330
  • arraes@arraeseditores.com.br
Digite o que você procura

123

Teoria Contemporânea dos Títulos de Crédito

Imperativos principiológicos sob a ótica das teorias pós-positivistas

Dê Sua Opinião Sobre o Produto

Autor: Jean Carlos Fernandes

ISBN: 978-85-62741-58-6 

Edição:

Ano: 2012

Número de páginas: 171

Tipo de acabamento: Brochura

Formato: 16 x 23

Disponível: Em estoque

Selo conselho

Preço

R$74,00

Cálculo de frete

 

Detalhes

A mera suposição de que a disciplina dos títulos de crédito tem sucumbido à evolução da informática é associar o Direito Cambiário, centrado em forte base principiológica, da qual ressalta o princípio da autonomia, apenas à cártula (papel), o que demonstra o desconhecimento da matéria. Convivemos hoje, é certo, com títulos de crédito cartulares e não cartulares (escriturais). Os avanços da informática e a crescente desmaterialização das atividades bancárias trouxeram a circulação do crédito na forma escritural, não mais corporificado em uma cártula. A teoria clássica dos títulos de crédito, aparelhada e desenvolvida a partir da cártula, não mais atende a totalidade dos reclamos das novas atividades empresariais fomentadas por políticas de crédito instrumentalizadas pelos títulos escriturais, dotados, por força de lei, de natureza cambiária.

Tais títulos de crédito escriturais, como a Letra Financeira, a Letra de Arrendamento Mercantil, o Certificado de Recebíveis Imobiliário, o Certificado de Cédulas de Crédito Bancário, o Conhecimento de Depósito Agropecuário, o Warrant Agropecuário, entre diversos outros, reclamam a reconstrução da teoria clássica fundada, em outros tempos, exclusivamente na cártula. É necessária a compreensão dos contornos jurídico-econômicos da teoria contemporânea dos títulos de crédito, que se propõe à adequação e releitura dos princípios cambiários à nova realidade de circulação escritural do crédito, que impõe, principalmente, segurança jurídica e a redução dos custos transacionais para os agentes econômicos e do direito.

Queremos saber sua opinião

Produto: Teoria Contemporânea dos Títulos de Crédito

Como você avalia este produto? *

  1 estrela 2 estrelas 3 estrelas 4 estrelas 5 estrelas
Qualidade

Informação Adicional

Subtítulo Imperativos principiológicos sob a ótica das teorias pós-positivistas
ISBN 978-85-62741-58-6 
Autor Jean Carlos Fernandes
Edição
Ano 2012
Número de páginas 171
Tipo de acabamento Brochura

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

Mind